sexta-feira, 8 de maio de 2009

GERALDO "TITE" SIMÕES

Ao analisar o conteúdo difundido em várias comunidades da rede de relacionamento Orkut e outros fóruns de discussão, o jornalista e instrutor de pilotagem de motocicletas Geraldo Tite Simões confirmou que hoje esse tipo de comunicação se tornou uma eficiente ferramenta de difusão de preconceitos.“É impressionante a quantidade de erros conceituais a respeito de manutenção e pilotagem que se difunde pela Internet. Pelo aspecto viral dessa comunicação, em pouco tempo um preconceito torna-se uma verdade insofismável”, afirma Simões.Ele cita como exemplo um erro grave que se tornou rotineiro entre motociclistas: o uso do querosene na troca de óleo. Essa operação é chamada equivocadamente de “descarbonização”, ou flush (descarga, em inglês). Consiste em esvaziar o cárter, colocar um pouco de querosene, ligar a moto por alguns minutos e depois retirar o querosene para, em seguida, preencher com óleo novo. “Por ser um solvente, o querosene resseca a borracha dos retentores de óleo e, depois de algum tempo, começa a apresentar vazamento interno e não tem qualquer efeito de ‘descarbonizar’ o motor”, ensina Tite Simões.Esta é só uma das teorias falsas difundidas pelas redes de relacionamentos da Internet. Existem casos mais graves como técnicas equivocadas de pilotagem. “Recentemente acompanhei uma discussão sobre frenagem e me surpreendi com a quantidade de motociclistas que ignoram a função do freio traseiro e dianteiro. Alguns simplesmente declararam que não usam o freio traseiro com medo de a moto derrapar, enquanto outros dispensam o freio dianteiro com receio de a moto capotar!”, revela Tite.A partir desta constatação Geraldo Tite Simões criou uma série de palestras/cursos para ministrar a moto clubes ou grupos de motociclistas, com duração que varia de duas a oito horas, com aulas teóricas e práticas, conforme o pacote.“Uma informação deturpada se espalha rapidamente em grupos de motociclistas, como os moto clubes, e em poucos dias todos estão repetindo o erro”, conta Tite.Em mais de 10 anos como instrutor e criador do curso SpeedMaster de pilotagem preventiva, Geraldo percebeu que até motociclistas experientes cometem novos erros. “Hoje um dos erros mais comuns é trocar o pneu traseiro por um mais largo, algo admissível apenas em automóveis porque trocam-se as rodas também. Em uma moto pneu mais largo não significa maior estabilidade, pelo contrário, pode até piorar a ponto de provocar um acidente!”, explica Tite, que completa: “Muita gente trata a moto como se fosse um carro de duas rodas!”.Para saber mais informações e contratar a palestra basta entrar em contato pelo e-mail: info@speedmaster.com.br ou pelos telefones (11)5681-4518 ou (11)9310-5573

Nenhum comentário:

Postar um comentário